20/09/2022 | Por: XporY.com Permutas Multilaterais
Sistema permite negociar produtos e serviços por meio de troca, sem utilizar dinheiro tradicional; Mesma parceria já foi firmada pelo Sebrae de São Paulo, Distrito Federal e Goiás
O número de empreendedores no Amazonas teve um aumento significativo nos últimos quatro anos. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae Amazonas) de julho mostram que de 25.088 unidades existentes em 2018, o número de empresas quadruplicou para 103.451 em 2022, registrando um crescimento de 312%. Em relação às pequenas empresas, a quantidade passou de 9.477 operativas em 2018 para 14.452, em 2022.
Esse crescimento expressivo de empreendedores no estado foi um dos motivos que fizeram o Sebrae firmar uma parceria com a XporY.com, uma das maiores plataformas de permutas multilaterais do País. A parceria tem o intuito de auxiliar não apenas os empreendedores formais, mas também profissionais liberais e pequenos negócios ainda não formalizados na retomada econômica, oferecendo novas experiências de vendas e comercialização de produtos e serviços por meio do sistema desenvolvido pela plataforma.
De acordo com o analista técnico e gestor do Centro de Treinamento do Sebrae Amazonas, Luan Paes de Menezes, a meta é atender 55 mil negócios. O objetivo é motivar os empreendedores a experimentarem novas formas de se conectarem e fazerem negócios.
“A nova economia está cada vez mais presente nos novos modelos de negócios e precisamos oferecer ferramentas e soluções para que nossos clientes estejam inseridos nesse novo ecossistema. Queremos viabilizar a transformação digital e creio que a Xpor.com ajudará nisso”, comenta o analista técnico sobre a plataforma, que é um espaço onde as pessoas podem negociar produtos e serviços por meio de permuta, com a utilização de dinheiro digital.
Como funciona
Sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, que também é especialista em economia colaborativa, explica que o permutante anuncia ofertas na plataforma e a cada venda recebe pagamento do valor do produto em moeda digital, chamada X$, que tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00). Com o crédito, ele fica livre para adquirir qualquer produto ou serviço ofertado por membros cadastrados na plataforma de qualquer segmento e localidade.
Os interessados podem fazer seu cadastro gratuitamente no site que já está no ar: https://xpory.com/rodadadenegocios
Para Rafael Barbosa, o intuito de conectar empreendedores sempre foi um objetivo da plataforma e a parceria com o Sebrae Amazonas permitirá que isso chegue a mais empresários. “Ficamos felizes em fechar parceria com mais um estado. Queremos auxiliar na reativação econômica das micro e pequenas empresas que foram prejudicadas durante a pandemia proporcionando troca de produtos e serviços por meio do escambo praticado de forma inovadora pela plataforma XporY.com. Reforçamos que a ferramenta pode ser adotada por qualquer prefeitura e governo estadual”, explica Barbosa, que já fechou parceria com o Sebrae dos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.