A Rodada Virtual de Negócios acontecerá no dia 09 de agosto e está sendo promovida pelo Sebrae RS e pela plataforma de permutas multilaterais, X por Y. As inscrições estão abertas e vão até o dia 19 deste mês.
O estado do Rio Grande do Sul possui 1.705.107 empresas ativas, segundo dados atuais divulgados pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Ao todo, 948.850 são do setor de serviços, 500.681 do de comércio e, por fim, 178.195 fazem parte da área da indústria.
Para ajudar essa grande quantidade de empreendedores a movimentarem seus caixas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS), em parceria com a X por Y, plataforma de permutas multilaterais oficial do Sebrae, realiza no dia 09 de agosto, a primeira rodada digital de negócios do estado para micro e pequenos empreendedores.
De forma gratuita, os participantes poderão fazer negociações entre si sem usar dinheiro, somente por permuta multilateral, De acordo com o analista de competitividade Sênior do Sebrae RS, Jakson da Luz, a ação tem o objetivo de impulsionar o fluxo de caixa das empresas e movimentar os negócios sem a necessidade de ter dinheiro disponível para movimentar.
“O objetivo é criar uma nova forma e um canal de geração de negócios para as empresas. Principalmente para aqueles empreendedores que gostam de fazer alguma negociação mas estão sem recursos financeiros”. comenta o analista. Jakson acrescenta que na rodada de negócios, o participante terá a possibilidade de anunciar seus produtos e/ou serviços para todos os participantes de maneira online, apenas gravando um vídeo de apresentação.
“O objetivo é criar um novo canal para geração de negócios para as micro e pequenas empresas. Os empreendedores precisam constantemente buscar clientes, fornecedores e parcerias, muitas vezes os recursos são escassos, as permutas possibilitam fazer negócios sem o envolvimento de recursos financeiros”, orienta Jakson.
A rodada de negócios já aconteceu em vários estados do Brasil e, nesta edição, os participantes que se cadastrar terão um crédito pré-aprovado de até X$ 80.000,00 para fazer negociações. Segundo Rafael Barbosa, sócio-fundador da X por Y, todas as negociações na rodada de negócios serão feitas por moeda digital. “Na X por Y nós trabalhamos com X$, moeda digital oficial da plataforma. No ambiente digital, o X$ tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00)”.
Rafael explica que os participantes da rodada de negócios em permuta poderão alcançar resultados de um ano em um único dia. Segundo Rafael Barbosa, isso é devido à estruturação da rodada baseada em coleta de ofertas e demandas previamente, e também à inteligência artificial.
“O volume de oportunidades de negócio geradas são muito superiores às rodadas de negócio tradicionais. Não surpreendendo se clientes atingirem o volume de permutas de um ano, em apenas, um só dia. O volume de transações comerciais é também muito influenciado pelo adiantamento de crédito em permuta que todos os participantes receberão para comprar produtos e serviços sem ainda terem vendido dentro da plataforma X por Y”, finaliza Rafael.